Youzz.net

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Aproveitamentos


* As sobras de comida que ficam, podem e devem ser aproveitadas para a confecção de outros pratos.

* Um lombo de carne assada, pode converter-se em almôndegas com puré de batata, bolognesa com esparguete, ou croquetes com arroz branco e salada. Tudo, comida que os mais piolhitos adoram.

* Veja a Secção de Aproveitamentos desta página e descubra a variedade de coisas que pode fazer!

* Por vezes, sobram pequenas porções de massa, que se podem congelar, e usar posteriormente, como ingrediente de uma salada. Fica óptimo.

* Se fosse possível contabilizar as sobras que anualmente, todos acabamos por deitar para o lixo, por se achar que já não vale a pena fazer aproveitamento das mesmas, talvez ficássemos deveras espantados com a quantidade de desperdício que poderia ser utilizado em novas refeições.

* Guarde as sobras no frigorifico e consuma-as o mais rapidamente possível. Tente aproveitar produtos hortícolas cozinhados, no dia seguinte à sua preparação.

* Peixe, carne, arroz, podem aguardar no frio até 3 dias , e ovos cozidos, até uma semana.

* Fruta fresca, parcialmente consumida, e sumos naturais, não se guardam. Devem ingerir-se logo, devido ao seu processo de oxidação.

* As sobras de legumes cozidos ou salteados (couves-de-bruxelas, brócolos, cenouras, etc), podem ser adicionados a quiches, valorizando-as em nutrientes.

* O planeamento das refeições permite que se aproveitem melhor as sobras. Sobras essas que poderiam transformar-se em desperdícios. Logo, em dinheiro... No lixo!

* Tenha sempre sopa caseira no frigorífico, para que todos comam. Além de ser uma fonte nutricional muito rica, preparando o estômago para a refeição, evita que se prepare uma dose maior do prato principal.

* Se quer variar de sopa, congele em doses o puré base, e depois, vá juntando diferentes verduras.

* Eu, por exemplo, sempre que sobra um pouco de arroz branco, congelo-o, usando-o depois junto a estas sopas, em pequenos punhados, por cada prato. Ou então, faço Croquetes de Arroz.


Já dizia a minha avó: "Quem poupa na cozinha, aumenta sua casinha".