Youzz.net

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Bolo de Bolacha com Natas



Nota inicial:

Esta receita foi criada por mim, com base apenas no que vejo das outras receitas, alterando alguns ingredientes, nomeadamente, eliminando a manteiga e usando natas. A manteiga é demasiado enjoativa. As natas também engordam, mas mal por mal... As quantidades, são a olho, pelo que vou tentar quantificar aqui, mas sugiro que vocês controlem mais ou menos as quantidades a vosso gosto.



Ingredientes:

Bolachas Maria ou Torrada (é a gosto)
2 pacotes de natas
sumo de limão ( +/- 4 a 5 gotas)
6 c. sopa de açúcar
café forte, sem açúcar, e quente / morno
Bolacha ralada qb


Preparação:

* Coloque as natas no frio, de véspera. Para que as natas fiquem bem espessas, têm que estar bem frias.

* Com uma batedeira eléctrica, bata as natas, e vá adicionando o açúcar. aos poucos, vá juntando as gotas de limão (sugiro que vá provando, não vá achar que 5 gotas deixa um trave muito amargo, ou até possa querer adicionar mais alguma). Bata bem, até que as natas fiquem espessas.

* Numa travessa rasa / tabuleiro de servir à mesa, coloque uma camada de bolacha ralada (esta, serve para facilitar a partilha do bolo, e faz com que este não se cole ao fundo, facilitando assim, a retirada das fatias).

* Uma a uma, molhe as bolachas no café quente ( só um mergulho rápido, para que a bolacha não se desfaça), e disponha-as na travessa.

* Passe uma camada de natas, outra de bolachas, outra de natas, e assim sucessivamente, até acabarem as bolachas ou o creme de natas. Atenção, reserve uma parte do creme para barrar as laterais e o topo do bolo.

* No fim, alise o bolo com uma espátula, e decore-o a gosto ( bolacha ralada, amêndoas lascadas, chocolate ralado... imaginação requisita-se!!!)

* Guarde o bolo no frigorífico, durante algumas horas, para ganhar consistência e sirva-o bem fresco.


Nota de rodapé:
A foto é meramente ilustrativa, e não corresponde à receita, mas fica mais ou menos assim.