Youzz.net

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Frigorífico


* O frigorífico é o electrodoméstico mais importante numa cozinha. Da sua conservação e utilização diária depende o bom funcionamento e... Poupança energética. Atente nas proximas dicas para poupar em simples gestos.

* Quando se ausentar de casa por um período de tempo longo, é preferível desligar o frigorifico da tomada.

* A limpeza regular é outro gesto importante, evitando que o gelo tome conta das paredes do aparelho, situação que faz aumentar o consumo energético. De forma mais espaçada (6 em 6 meses,ou anualmente), limpe o pó acumulado na grelha exterior, para permitir a normal circulação de ar.

* Deixe os alimentos arrefecerem por completo antes de os levar ao frio. Eis mais uma situação em que o frigorífico tem de desperdiçar energia adicional para manter a temperatura.

* Passar a vida a abrir o frigorífico não é a melhor estratégia financeira. Em termos de redução energética, o mais indicado é retirar, com a maior rapidez possível, tudo aquilo de que precisa para a refeição, e no final, recolocar tudo com idêntica rapidez.

* 20% é o valor estimado do consumo do equipamento de frio, devido à abertura de portas.

* Certifique-se de que a porta fica bem fechada, caso contrário o aparelho precisará de consumir mais energia para manter a temperatura.

* Verifique se as borrachas vedam bem, entalando uma folha de papel ao fechar. Se ao puxá-la, sentir resistência, estão em condições.

* O frigorífico não deve ser colocado junto de fontes de calor, como o fogão e janelas. Evite também encostá-lo à parede - deve distar cerca de 10 cm. Por muito isolamento térmico que exista em relação ao forno, o frigorífico acabará sempre por se ressentir com o aumento da temperatura. Quanto mais o frigorífico aquecer, mais trabalhará para arrefecer, consumindo mais energia eléctrica.