Youzz.net

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Lavar Roupa


* Use sempre a maquina de lavar roupa, com a carga máxima, e em horários de tarifa energética mais económica.

* Sempre que possível, escolha programas de baixa temperatura ou até mesmo de água fria, evitando o consumo de energia eléctrica no aquecimento da água.

* A roupa de uso pessoal diário (roupa intima), na maior parte das vezes, pode ser lavada em agua fria, sem comprometer a eficácia da lavagem. Destine o programa de 40% para roupa muito suja.

* 10 a 15%, é quanto pode reduzir no consumo energético quando se opta por programas de lavagem com água fria.

* Evite utilizá-la para lavar meia dúzia de peças que estão a ser desnecessárias, que provavelmente podiam ter sido lavadas à mão.

* À semelhança do que acontece com a máquina da louça, também com a da roupa recorra aos seus serviços apenas quando estiver cheia. Evite pô-la a trabalhar com poucas peças de roupa.

* Se precisa de lavar peças de roupa à mão, faça por não ter sempre a torneira a correr e tente reutilizar a água, sempre que possível. Por exemplo: a ultima água de lavagem, pode ser a 1ª da seguinte.

* No meu caso, tive em tempos um patudinho que por ser velhote, nem sempre conseguia suster as urinas. Valia-me o facto de ele só urinar no portão, longe da entrada da casa. As águas de lavagem de roupa à mão, serviam na perfeição para lavar a zona urinada. A que tinha detergente, acabava por ajudar a ensaboar as pedras da calçada. As água de enxaguamento, serviam para enxaguar, em seguida.

* Outra opção é essas mesmas águas, servirem também para as descargas da sanita.

* Os atoalhados turcos ficam particularmente macios quando vão a secar na maquina. Retire-os mal termine o programa de secagem, estique-os muito bem e dobre-os, dispensando assim o uso do ferro.

* Nas maquinas de lavar e secar roupa, regra geral, são necessários 2 ciclos de secagem, para 1 de lavagem.


"Mais pode quem mais poupa" - Provérbio popular.