Youzz.net

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Repensar as compras


* "Mas em que é que gastei tanto dinheiro???" - Quantas e quantas vezes nos deparamos com esta pergunta... Guarde os recibos de todos os gastos, mesmo de montantes insignificantes, e ao somar, talvez se espante...

"Poupa o teu vintém, que serás um dia alguém." - Provérbio Popular


* As compras de supermercado representam uma das maiores fatias do orçamento mensal.

* Só entre bens alimentícios, detergentes e produtos de higiene pessoal, vai uma grande parte significativa do valor estipulado para esta área.

* A conta do supermercado aumenta, aumenta... E o orçamento mensal mantém-se ou até diminui.

* Repense os seus gastos em todas as áreas: Reduzir a lista de compras aos bens considerados essenciais, é um dos passos para uma vida financeira mais saudável.

* Tente fazer visitas às lojas de vestuário e calçado em horários mais calmos, com menor afluxo de clientes.

* A sobrevivência por entre a natural aglomeração de muitas pessoas no mesmo espaço, e em alguns casos, a sujeição a decibéis que quase parecem romper o tímpano, não é o mais indicado para se manter algum discernimento quanto a uma compra eficaz.

* Fazer compras com fome. Estará a adquirir produtos dispensáveis, quase sempre pouco saudáveis... Para si e para a sua carteira.

* Faça uma lista dos produtos estritamente necessários para os próximos tempos, depois de ter feito uma atenta vistoria pela despensa e pelo frigorifico.

* Se tem um supermercado da sua preferência, faça a lista consoante a disposição dos produtos, poupando tempo na respectiva procura. Desta forma, evitará influenciar-se com outros produtos que não sejam necessários.

* Quando quiser comprar algo que não faça parte da lista de despesas fixas, pense no que teve de trabalhar para ganhar/poupar o valor em causa. Nessa altura, saberá se esse bem, estará a ser "caro".



"Não te metas a comprar o que não possas pagar!" - Provérbio Popular